quinta-feira, 28 de maio de 2009

Garota de 11 anos é a primeira criança a passar por transplante de rim na Bahia

“Daqui eu vou chegar aí para brincar”, foi o recado enviado por Vitória a sua família, após bem sucedido transplante, em cirurgia e tratamento pagos pelo SUS Bahia

Uma menina de onze anos é a primeira criança baiana a fazer transplante de rim no estado. Esse tipo de cirurgia voltou a ser feito na Bahia no ano passado, mas só em adulto.

Antes, qualquer transplante infantil em pacientes baianos era realizado no sul e no sudeste do país. Essa história mudou segunda-feira (25), quando a pequena Vitória ganhou a chance de brincar como uma criança comum.

No Hospital Ana Nery, dentro da UTI infantil, Vitória já voltou a sorrir. Há 48 horas, a menina de onze anos, entrou para a história da medicina na Bahia.

O transplante era necessário porque os rins da menina já não funcionavam mais. Ela precisava filtrar o sangue através de hemodiálise. Um processo que durou três anos, mas que foi resolvido em apenas três horas de cirurgia.

Primeiro os médicos usaram o tecido do intestino da criança para criar uma bexiga. Vitória havia nascido sem o órgão. Depois eles transplantaram um rim doado pela mãe. “Estou feliz porque salvei minha filha”, conta Ana Nascimento, mãe de Vitória.

“A criança está bem humorada e o apetite dela está normal. Há uma previsão para alta em curto prazo, em torno de 48h a 72h”, afirma o cirurgião Nilo Batista.

Hoje, Vitória aproveitou para mandar recado para o resto da família, que ficou em Madre de Deus, no interior da Bahia. “Daqui eu vou chegar aí para brincar”, diz Vitória.

A equipe médica espera fazer mais quatro transplantes de rim em crianças na Bahia até o fim do ano. A cirurgia e o tratamento são pagos pelo Sus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário